domingo, 15 de maio de 2016

A exploração sem controle de nossas matas.


Quando os portugueses chegaram no Brasil se depararam com um ambiente que eles não conheciam e logo classificaram este ambiente como selvagem e cheio de feras. 

Essa visão medonha da mata brasileira levou os primeiros colonizadores à começarem um desmatamento sistemático em busca de madeira e terras para plantações e habitação segura. 

 

Os próprios índios eram usados na extração de madeiras. Existiam até catálogos na Europa de madeiras brasileiras e grandes carregamentos de troncos saíam constantemente da Ilha de Vera Cruz. 

Essa cultura exploradora durou por séculos e, neste período, grandes áreas da mata atlântica foram perdidas e substituída por cultivos como cana de açúcar e café.



Fazer um jardim ecológico com plantas nativas em sua casa é um método de minimizar esses estragos. Mesmo que de forma pequena, é um método de recolocar a flora perdida em seu devido lugar. 

Optar por plantas nativas não é apenas uma opção, mas uma obrigação de todos os brasileiros, empresários, parques etc. É uma dívida que temos com nossa flora agredida e explorada por séculos.

Hamilton Cezar
HCV Paisagismo Ecológico
11 96363-3750







Um comentário:

  1. É verdade Hamilton. Sem contar que as plantas nativas são tão lindas que, quando Burle Marx as usava, seus clientes achavam que eram exóticas. Eu fico feliz que cada vez mais as plantas nativas são disseminadas no paisagismo. ;)

    ResponderExcluir